-
Arquitetos: Polsheer Architects
- Área: 900 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mehdi Ghale Beigi, Azadeh Khoshab
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização especial deste projeto na rua coberta mais antiga de Isfahan, Irã, e ao lado da Praça Naghsh Jahan criou condições especiais para a edificação. O volume, que passava por um período de degradação, foi identificado pelo nosso consultor após cerca de 10 anos de abandono e hoje reavivado é um dos locais mais atrativos no sul da Praça Naghsh-e-Jahan.
Esta casa está localizada no final da passagem coberta de Sadat (uma das primeiras ruas cobertas de Isfahan, que é completamente formada sob as casas circundantes e tem 300 metros de comprimento). A tipologia interessante desta passagem, e também a proximidade com a Praça Naghsh Jahan, tornou o quintal e o telhado do projeto únicos e, devido à falta de edifícios altos nas imediações, uma vista muito especial foi criada.
Uma parte desta casa é patrimônio e outra foi construída recentemente. A falta de acesso de carro a este volume criou problemas administrativos específicos. Uma das limitações mais importantes que enfrentamos ao projetar a edificação foi a destruição da parte principal do volume no passado e a construção de uma estrutura de concreto no meio da casa. Isso criou uma grande heterogeneidade entre o volume original e suas características históricas, formais e comunicativas.